Faça incenso natural em casa
Por Cristine Lobato @tramascomfio para o Ateliê Pingouin
MATERIAL
Botanique
Ervas (alecrim, arruda, hortelã, louro, lavanda, mirra, malva cheirosa…)
Tesoura
NOTAS
Procure utilizar ervas orgânicas, na medida do possível. Também utilize preferencialmente ervas que você já conhece, que são comuns, ou pesquise a erva que decidir usar. As plantas têm princípios ativos que são experimentados na queima do incenso ao inalar e por isso é importante conhecer as ervas e suas propriedades a fim de fazer o uso correto consciente.
Caso suas ervas tenham galhos muito grossos, prefira os galhos mais finos.
A quantidade de ervas deve ser o suficiente para formar um bastão entre 1,5 cm e 2cm de diâmetro.
TAMANHO
Aproximadamente entre 1,5 cm e 2cm de diâmetro.
EXECUÇÃO
Junte as ervas em maço e amarre uma das pontas com o fio, dando um nó apertado. Enrole um pouco do fio nessa parte, cobrindo por cerca de 1cm. Enrole o fio em espiral até a outra ponta e retorne em espiral, cruzando as linhas anteriores. O importante é amarrar bem apertado e buscar moldar o bastão para que fique o mais reto possível. Com uma tesoura, apare as folhas que estão soltas por questões estéticas e de segurança (as folhinhas soltas podem queimar se desprendendo e a gente quer que a brasa fique só no incenso, certo?). Esse restinho de folhas você pode usar para confeccionar um sachê perfumado.
Deixe pendurado de cabeça para baixo em um local seco, arejado e na sombra por cerca de 15 dias para secar bem. Após a secagem, o bastão diminui, a amarração fica frouxa e precisa ser amarrado mais uma vez. Retire cuidadosamente o fio e amarre novamente bem apertado, cuidando para manter o bastão reto.
Agora, é só queimar na ponta para perfumar seu ambiente predileto e, quando quiser apagar, basta enterrar a ponta em brasa um pouco de terra. Não se preocupe, cinzas fazem bem ao solo e o seu incenso é feito de 100% planta!
Guarde em um local seco, arejado e escuro.
Assista aqui ao tutorial.